Fazer o próprio leite vegetal é algo simples, delicioso e que pode ser muito barato dependendo do ingrediente que você escolher como base. Além do prazer em ver o alimento se transformar completamente, em "ordenhar" um leite que você pode chamar de seu e de saber exatamente o que você está ingerindo (e que passa longe dos nomes de conservantes e estabilizantes que mal sabemos pronunciar), ainda sobra um monte de resíduo de brinde para você reaproveitar!
Nesse post trago 4 receitinhas saudáveis e gostosérrimas para você pirar nesse reaproveitamento de formas bem diferentes: temos aqui um bolo mousse, um beijinho de coco com damasco, uma ricotinha e uma granola. Tá bom ou quer mais?
Ah, eu sei que nem sempre a gente tem tempo de fazer o leite vegetal e já emendar com uma receita, então fica a dica: o resíduo do leite vegetal pode ser guardado na geladeira por até 4 dias, e no congelador por até um mês.
Vamos às receitinhas?
BOLO MOUSSE DE CHOCOLATE
INGREDIENTES
1 banana.
½ xícara de tâmaras.
3 colheres de sopa de óleo de coco.
1 xícara de resíduo de leite vegetal.
⅔ de xícara de leite vegetal.
3 colheres de sopa de cacau em pó.
¼ de xícara de chocolate amargo picado em cubos.
2 colheres de sopa de farinha de arroz.
1 colher de chá de fermento.
PREPARO
Coloque as tâmaras de molho na água enquanto prepara o resto. Pré-aqueça o forno a 180 graus e unte uma forma ou assadeira pequena com óleo de coco. Reserve.
Em uma tigela, acrescente o resíduo vegeta, o chocolate amargo picado (guarde um pouco para a hora de assar), a farinha de arroz e reserve. Em seguida, acrescente no liquidificador a banana, cacau em pó, leite vegetal e óleo de coco. Tire as tâmaras do molho e retire os caroços. Junte as tâmaras descaroçadas ao liquidificador e bata tudo durante dois minutos. Abra o liquidificador, acrescente o fermento e pulsione por mais dez segundos. Verta a mistura do liquidificador na tigela dos “secos” e misture bem. Despeje a massa na assadeira untada, jogue os pedacinhos de chocolate que você reservou por cima e leve para assar durante 35 minutos. Retire do forno e pronto!
Dica: coma quente. Não, não vai dar dor de barriga hehe.
BEIJINHO DE DAMASCO COM COCO
INGREDIENTES
300 g de damasco seco.
½ xícara de amêndoas.
1 xícara de resíduo de leite vegetal.
½ xícara de coco ralado + coco para enrolar.
1 colher de sopa de óleo de coco.
PREPARO
Na noite anterior, deixe o damasco e as amêndoas de molho na água. Isso não só ajuda a amolecer esses ingredientes para transformar em uma massinha de modelar, mas, no caso das amêndoas, a reduzir a ação do fitato, anti-nutriente que pode ficar de fora dessa gostosura.
Na manhã seguinte, descarte a água dos demolhos e transfira os ingredientes para o copo do processador. Adicione os demais ingredientes e bata até obter uma massa homogênea. Caso seja necessário, acrescente um pouco de água para ajudar a bater. Enrole em coco ralado e divirta-se!
Pode ser armazenado na geladeira para ser consumido em até 5 dias, e no congelador, por um mês.
RICOTINHA
INGREDIENTES
1 xícara de resíduo de leite vegetal de oleaginosas (castanhas, avelãs, amendoim, semente de girassol, etc. O de coco e os de cereais não vão resultar bem para essa receita).
1 tomate cortado em cubinhos.
½ limão.
¼ xícara de cebola bem picadinha em cubinhos.
¼ xícara cebolinha, ou outro tempero fresco como salsinha e manjericão (as folhas de cenoura ficam ótimas também!).
¼ de xícara de azeite extra virgem.
½ colher de chá de sal.
PREPARO
Em uma tigela, acrescente o resíduo, a cebola picadinha, azeite, sal, cebola e cebolinha. Misture bem com as mãos, amassando o resíduo para incorporar os temperos. Acrescente o tomate cortado em cubinhos por fim, misture e modele uma bola grande ou bolinhas pequenas. Sirva com pão, na salada ou em massas.
GRANOLA FAROFINHA
INGREDIENTES
1 xícara de aveia.
1 xícara de resíduo do leite de coco (pode ser outro resíduo de leite vegetal também).
¼ de xícara de semente de abóbora ou de girassol.
½ xícara de nozes (ou de outro “nuts” como amêndoas, amendoim, castanha do pará, de caju).
¼ de xícara de melado.
1 colher de sopa de óleo de coco.
Frutas secas a gosto.
Canela ou outras especiarias a gosto.
PREPARO
Em uma tigela, acrescente todos os ingredientes (com exceção das frutas secas caso opte por elas) misturando bem, com a mão, para envolver tudo até ficar homogêneo.
Em fogo médio,, “toste” essa mistura, mexendo sempre com uma colher de pau, como se estivesse fazendo uma farofa, até ela escurecer e secar. Espere esfriar e guarde em um pote hermético por até 10 dias.